Notícias

A importância de compreender as dificuldades de aprendizado do filho

23-07-2020

Você sabe se o seu filho está com dificuldade de aprendizado ou assimilando conteúdo com facilidade na escola? Não basta apenas conversar, perguntar se está tudo bem e ouvir as respostas. É preciso um pouco mais de atenção. Você está revisando a agenda, os cadernos e os temas? Está perguntando sobre algumas matérias? Quais são as respostas? Elas fazem sentido?


Você pode detectar as dificuldades de aprendizado da criança ou do adolescente de diversas maneiras. Vamos conversar um pouco sobre isso.


 


O que é dificuldade de aprendizado?
O papel dos pais no desenvolvimento infantil é acompanhar os filhos e ajudá-los a superar todas as dificuldades. Muitos pais, assustados com eventuais dificuldades de aprendizado dos filhos, correm para buscar ajuda médica, acreditando que só os remédios podem ajudá-los a atingir um desempenho melhor.


Entretanto, nem toda dificuldade de aprendizado deve ser tratada dessa forma – como um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Algumas dificuldades de aprendizado são naturais do momento da criança e do adolescente e podem ser resolvidas pelos próprios pais, com ajuda da escola.


A dificuldade de aprendizado é uma situação orgânica ou psicológica que causa dificuldades na memorização, no armazenamento de informação por parte da criança ou do adolescente e, também, na sua concentração.


 


Alguns dados sobre dificuldade de aprendizado


Apenas 7,3% dos estudantes brasileiros têm aprendizado adequado em Matemática no 3º ano do Ensino Médio;
Em Língua Portuguesa, o índice é de 27,5%
O nível de aprendizado em Matemática está caindo desde 1997;
O 5º ano do Ensino Fundamental e o 9º ano são os que apresentam estudantes com maiores dificuldades de aprendizagem.


Fonte: O Globo/Todos Pela Educação e Revista Psicopedagogia


 


Como identificar a dificuldade de aprendizado
Para identificar se a criança está com dificuldade de aprendizagem, observe os seguintes sintomas:


 


Baixa autoestima;
Dificuldade de concentração;
Falta de motivação para realizar quaisquer atividades;
Dificuldade na audição, na fala e/ou na escrita;
Dislexia – dificuldade na fluência correta da leitura, troca de palavras;
Dificuldades de relacionamento.
Como vencer a dificuldade de aprendizado
Para conseguir superar as dificuldades, você pode seguir esses passos:


Observar com total atenção
Os pais precisam ficar mais próximos dos filhos e observar com atenção possíveis sinais. Isso vai desde o momento de se vestir – algumas crianças com dificuldade de aprendizado se vestem com mais desleixo, sem preocupação – até situações nas quais começam a estudar juntos. Observe se a criança consegue prestar atenção no que você está dizendo e fazer as conexões necessárias. Esse é o papel dos pais no desenvolvimento infantil.


Estimular a leitura
A leitura, sem dúvidas, é o principal estimulante do cérebro em relação às funções cognitivas. Ler ajuda a criança a fazer mais conexões, a desenvolver a memória e a melhorar a concentração. Para que a aprendizagem melhore, mantenha boas fontes de leituras disponíveis para a criança.


Incentivar brincadeiras e alimentação adequada
Brincar também é uma forma de estímulo. Incentive as brincadeiras em conjunto, os jogos de tabuleiro, as atividades físicas e mais – isso ajuda a criança a superar suas dificuldades de aprendizado. Além disso, a alimentação saudável, com fibras, proteínas e BASTANTE água, ajuda a criança a ficar mais motivada, atenta e disposta para encarar os desafios do dia a dia escolar.


Fonte: http://conquistaeducacao.com.br/educacao/2018/05/17/importancia-de-compreender-as-dificuldades-de-aprendizado-do-filho/