Ninguém gosta de ver seu filho brincando sozinho, mas as amizades que surgem no jardim de infância podem ser mais importantes do que se pensava, especialmente no caso dos meninos. Segundo um estudo da Universidade de Illinois, crianças que solucionam disputas pacificamente e dividem seus brinquedos aprendem a respeitar sua vez nos jogos, terão menos problemas de comportamento e habilidades sociais melhores quando chegarem à faculdade. Trabalhar em equipe é uma parte fundamental do aprendizado, e é por isso que meninos com problemas de adaptação costumam ficar em desvantagem nos estudos.
Felizmente, os pais podem adotar algumas medidas para ajudar seus filhos:
[1] Converse com o professor ou professora da criança.
Perguntar diretamente se a criança tem amigos pode constranger o professor ou professora. É melhor perguntar "que habilidades sociais meu filho deve desenvolver?". Alguns jardins de infância e escolas oferecem atividades sociais extracurriculares que podem ajudar seu filho.
[2] Leia para seu filho livros que mostrem o valor da amizade. A história da rã e do sapo, de Arnold Lobel, é um bom exemplo. Existem diversas opções e não é necessário sequer comprar os livros para estimular a leitura. A criança pode ter acesso a diversos títulos na própria escola ou em bibliotecas públicas. Enquanto lê um livro, converse com seu filho e explique que os amigos sempre cuidam uns dos outros.
[3] Recrie situações que possam ocorrer no jardim de infância. Coloque-se no lugar de outra criança e pergunte ao seu filho do que gostaria de brincar. Sempre elogie seus gestos nobres, com frases como "foi muito legal dividir seu brinquedo novo com seu amigo".
[4] Intervenha em conflitos que a criança não consegue resolver. Marque dois minutos no relógio e diga para a criança que ela tem esse tempo para decidir como resolver uma situação de conflito. Mesmo que ela não consiga, passe para outra atividade que a distraia quando o tempo terminar.
O universo infantil está repleto de brincadeiras. Depende de nós acompanhar as crianças para transformar cada situação em um aprendizado que valorize o convívio social.