Notícias

Saiba quando é a hora de dar adeus à fralda do bebê

14-09-2012

Muitas mães não veem a hora de retirar seus filhos da fralda. Mas não adianta ter pressa, na vida da criança existe um momento certo para tudo: andar, falar, comer alimentos sólidos. O mesmo vale para aprender a usar o banheiro. “Querer adiantar esse processo pode gerar problemas psicológicos na criança. É como querer que uma criança de cinco meses ande e isso não é possível”, compara a pediatra Anete Rodrigues.

Mas, então, como saber que chegou o momento? Segundo a pediatra, ele vai acontecer naturalmente, lá pelos dois ou três anos. “Nessa idade, ela começa a entender onde são feitos o xixi e o cocô”, explica a médica. Também é nessa época que começa o amadurecimento fisiológico. “É importante lembrar que o controle dos esfíncteres anal e urinário não acontece antes dessa fase”, acrescenta.

O papel das mães nesse processo é indicar o caminho. “Compre um peniquinho quando o seu filho completar o segundo ano de vida e mostre para ele como usá-lo. Com o passar do tempo, ele vai começar a pedir sozinho para ir ao banheiro”, garante a pediatra. É preciso ter bastante paciência para que a criança consiga abandonar de vez as fraldas. “Estimule-a psicologicamente dando um presente ou combine um passeio no parque se ela conseguir ir ao banheiro sozinha durante toda a semana, por exemplo”, sugere.

Agora, se não estiver conseguindo, não brigue nem humilhe seu filho. “Não se força a criança a sair da fralda. Há crianças que, devido à impaciência dos pais, desenvolvem padrões urinários errados. Exemplo disso são aquelas que ficam sem controle da bexiga e fazem xixi na roupa. Depois, para mudar esse padrão de comportamento é mais difícil”, alerta Rodrigues.

Até os quatro anos, o uso da fralda ainda é clinicamente normal, diagnostica a especialista. “Não tem problema se passar dessa idade. Mas se, depois dos cinco, ela ainda não consegue ir ao banheiro, vai precisar de um estudo clínico para investigar a origem do problema”, afirma. O importante é não ter pressa. “É importante lembrar que o controle do esfíncter depende do amadurecimento”, completa.


Fonte: http://itodas.uol.com.br/mae/saiba-quando-e-a-hora-de-dar-adeus-a-fralda-do-bebe-23992.html